6 de mar. de 2010

Paradigma

O conceito…

Paradigma (do grego Parádeigma) literalmente modelo, é a representação de um padrão a ser seguido. É um pressuposto filosófico, matriz, ou seja, uma teoria, um conhecimento que origina o estudo de um campo científico; uma realização científica com métodos e valores que são concebidos como modelo; uma referência inicial como base de modelo para estudos e pesquisas.

São os parâmetros que orientam a compreensão de mundo e de nós mesmos, estruturando assim uma “visão de mundo”. De uma maneira simples podemos afirmar que os paradigmas são como os nossos óculos… é a forma que enxergamos.

É interessante observarmos que os paradigmas estão presentes na sociedade como um todo: escola, religião, família, valores, moral, ética, estado, tecnologia…

Para o filósofo Thomas Kuhn um paradigma “é aquilo que os membros de uma comunidade partilham e, inversamente , uma comunidade científica consiste em indivíduos que partilham um paradigma”. Apresentou assim a Teoria da Evolução da Ciência, por meio de revoluções, geradas pela mudança de paradigmas. Identificando dois momentos dessa revolução: a) as ações dos cientistas orientam-se por paradigmas aceitos; b) uma crise leva à ruptura e busca novos paradigmas que orientem mudanças.



tirado de http://blogfilosofiaevida.com/index.php/2009/07/15/paradigma/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta ae que o xunda agradece